20232020

Organizações de Catadores

Inclusão das organizações de catadoras e catadores na coleta seletiva

A Pesquisa Ciclosoft 2023 entrevistou 685 cooperativas e associações de catadores de materiais recicláveis em todo país para trazer um panorama sobre sua estrutura e inclusão nos sistemas de coleta seletiva municipais.

A pesquisa inclui indicadores relacionados ao porte e produtividade da organização, renda média dos catadores, vínculo com as prefeituras e o perfil de comercialização dos principais materiais recicláveis.

As informações das organizações de catadores estão agregadas por estado e podem ser acessadas aqui.

Icone usuárioEntrevistas remotas com as organizações de catadores
Icone calendárioCobertura nacional
Pessoas sorrindo

Espaço amostral

A Ciclosoft 2023 entrevistou de forma aprofundada 33% das cooperativas e associações conhecidas pelo CEMPRE e presentes no SNIS.

Universo de organizações de catadores*2062
Organizações de catadores entrevistadas685
*O universo de organizações considera 1.597 entidades acompanhadas pelo Cempre e 465 presentes no SNIS e que não constam do banco de dados CEMPRE.
Mapa Pessoas

Indicadores operacionais

Os indicadores operacionais são importantes para estimar o potencial de triagem das organizações de catadores. O número de trabalhadores informados pelas 685 organizações entrevistadas somou 16.058 catadoras e catadores. Essas organizações reportaram, conjuntamente, cerca de 423 mil toneladas de materiais recicláveis comercializadas em 2021. A organização que comercializa menos material reportou a venda de 1 t/mês, enquanto a maior informou vender 1,5 mil t/mês.

Icone Item
52,2 tÉ a média mensal de materiais recicláveis comercializadas em toneladas por organização de catadores
Icone Item
23É o número médio de catadores e catadoras por organização
Icone Item
50,1%Dos catadores e catadoras organizados recebem entre um e dois salários mínimos
Mapa Pessoas

Inclusão das organizações de catadores

Quase metade das organizações de catadores de material reciclável entrevistadas têm contratos ou convênios com a prefeitura para realizar parte da coleta seletiva em seus municípios (coleta e/ou triagem). No entanto, 45,1% dessas entidades ainda não recebem pagamento pelos serviços prestados, sendo auxiliadas de outras formas pelo poder público.

Icone Item
48,1%Das organizações de catadores possuem contrato ou convênio com o poder público municipal
Icone Item
52,6%Das organizações de catadores recebem algum tipo de suporte de empresas e programas de logística reversa
Icone Item
23,4%Das organizações de catadores comercializam seus materiais em redes de cooperativas e associações
Mapa Pessoas

Regularização

A Ciclosoft 2023 identificou o percentual de cooperativas e associações com todos os documentos legais necessários* para o exercício regular de suas atividades. Além disso, levantou o número de organizações com a capacidade de emitir notas fiscais e o manifesto de transporte de resíduos (MTR), exigidos para a comprovação da logística reversa de embalagens pelas empresas usuárias.

67,2%
Emitem nota fiscal na venda dos materiais
55,8%
Emitem manifesto de transporte de resíduos
27%
Possuem todos os documentos legais
*CNPJ, AVCB, estatuto, alvará de funcionamento, licença ambiental, emissão de NF e MTR.

Perfil Organizações de
Catadoras e Catadores

Este capítulo da Ciclosoft 2023 permite explorar, a partir de cada unidade federativa,
os indicadores coletados nas 685 organizações entrevistadas. Estão disponíveis as seguintes informações:

Regularização:avaliação da maturidade quanto à regularização documental das entidades de catadores. A partir de oito principais documentos, sendo eles: cartão CNPJ, estatuto social, livro de matrícula, licença ambiental, alvará de funcionamento, Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB), emissão de notas fiscais e Manifesto de Transporte de Resíduos (MTR).

Informações operacionais:distribuição dos tipos de organizações quanto à triagem de materiais, total de pessoas incluídas, renda média, tipos de equipamentos, estrutura da unidade de triagem, comercialização média e produtividade.

Vinculo com poder público:avaliação do tipo de vínculo, escopo de atuação e formas de remuneração com o poder público municipal. Adesão à programas estruturantes de logística reversa de embalagens ou sistemas de compensação ambiental, financiados pela iniciativa privada.

Comercialização dos recicláveis:avaliação da viabilidade, preços e formas de comercialização dos principais materiais recicláveis.